Top
País de Gales

País de Gales

O País de Gales é um daqueles lugares em que a cada momento revela uma surpresa, ou mais um motivo para que você deseje ficar

País de Gales

País de Gales é um daqueles lugares em que a cada momento revela uma surpresa, ou mais um motivo para que você deseje ficar mais alguns dias. Pacato aos olhos do mundo, o lugar é envolvente e traz muita adrenalina em suas veias, o que lhe permite uma identidade tranquila de um lado – o que lhe caracteriza como a área mais cortês da Grã-Bretanha -, e aventureira de outro, com opções de entretenimento para viajantes radicais de todos os níveis. Um bom exemplo da vibração que domina grande parte deste território é a Velocity, uma tirolesa localizada no Parque Nacional de Snowdonia, ao norte do país, que é sempre disputada por ser a mais rápida do mundo, fazendo com que seus visitantes voem a mais de 160 quilômetros por hora, num trajeto de 155 metros. Ao sul dali, a Titan é outra tirolesa, contudo, o diferencial é o fato de ela ter sido criada pensando nas famílias que viajam juntas, permitindo que quatro pessoas saltem ao mesmo tempo.

Aliás, o verbo saltar é um dos mais conjugados por aqui. A 90 quilômetros da capital, Cardiff, está a Península de Gower, cenário para saltos de paraquedas para lá de emocionantes. Gritar é apenas a forma mais educada de dizer obrigada à chance de viajar pelo céu, numa queda de 3600 metros, a pouco mais de 190 quilômetros por hora. E, então, o azul do céu do País de Gales fica ainda mais bonito. Na face central, o pequeno vilarejo de Carno parece sossegado até que você chega aos limites da Higgins Rally School, que numa floresta de 365 hectares ensina entusiastas da velocidade a pilotarem carros de rali. Aqui, controlar derrapagem é uma experiência fascinante. Sensação bastante semelhante à canoagem no mar, contornando a Península de Llŷn, perpassando cavernas, falésias e belas praias. E se a proximidade com o mar te encanta, não há melhor lugar para se estar do que Pembrey, repleta de piscinas naturais e território perfeito para quem curte kitesurf. Já o surfe encontra ótimo refúgio na Península de Gower, ou também nas aclamadas águas de Llantwit Major Beach.

Os ambientes fantásticos se multiplicam em grande velocidade, portanto, prepare o coração para encarar a Ilha de Anglesey, que esconde a rota A Dream of White Horses, um misto de trilhas e paredões de pedras, e que desafia os mais experientes escaladores espalhados por aí. Chegar ao topo, além de representar a conquista de um imenso desafio, é desembocar num lugar maravilhoso para observar as falésias de Gogarth. Ainda que tudo pareça um espetáculo com seguidas descobertas, não pisque antes de provar o Chepstow Stampede, evento que ocorre em outubro e convida para um mergulho na lama, numa atividade de traços militares que inclui caminhada em percursos extenuantes, trechos com túneis em montanhas e, claro, muita lama.

A outra face do País de Gales acolhe cidades charmosas, a começar por Cardiff, também conhecida como Capital do Castelo, apelido que obviamente remonta a grandeza de alguns de seus exemplares, como o Castelo Coch e o Castelo de Cardiff. Por entre suas ruelas cobertas de pequenos cafés, restaurantes e lojas, o Castelo de Cardiff é o principal monumento local, com detalhes vitorianos mesclados à mármore e esculturas de madeira. Para sentir a atmosfera mais gostosa daqui, a sugestão é Mermaid Quay onde estão opções românticas de restaurantes, ou para algo mais despojado, a boa música está garantida em locais como o Coal Exchange. Em Tenby, no condado de Pembrokeshire, a quase três de trem de Cardiff, além do clima litorâneo é ideal permanecer sob a vibração do passado, principalmente, para não deixar passar qualquer minúcia presente na casa Tudor Merchant’s House, ornada com móveis do século 15, ou então para visitar o Tenby Museum and Art Gallery.

Ainda em Pembrokeshire, os turistas têm um encontro com o Coast National Park, que ladeia a costa galesa, num ambiente que agrega praias, falésias e colinas de tirar o fôlego. Pela Rota da Costa de Pembrokeshire, os visitantes têm 300 quilômetros para contemplar belezas como essas, ou então, vale a pena fazer uma parada em St. Davidse conhecer a menor cidade de toda Grã-Bretanha.

css.php
You don't have permission to register