Bruxelas
Bruxelas é uma daquelas cidades que deveria estar no roteiro de todas eurotrips. Primeiramente, é preciso dizer que a capital belga é cosmopolita, charmosa, assim como, moderna como suas vizinhas europeias. Desta forma, turistas LGBT encontram aqui uma variedade de atrações interessantes, que vão desde uma vida cultural de importância mundial, até uma cena noturna que convida para bares e baladas com atmosferas efervescentes. Terra de um dos melhores chocolates do mundo, Bruxelas tem seus artifícios para conquistar. Desta forma, para ter certeza de que o dia será perfeito basta uma paradinha na Godiva, da Grand Place. Assim, você já descobre qual o seu chocolate predileto: os belgas ou os suíços.
Com os pés nas ruas da cidade, as direções conduzem a descobertas maravilhosas, com aquele ritmo tradicional europeu, havendo espaço para conhecer edifícios mais clássicos do solo belga, como o Parlamento Europeu e o Palácio Real, bem como, se emocionar diante do Centre Belge de Bande Dessinée, um espaço dedicado à profusão de quadrinhos. Aliás, vale lembrar que muitos personagens que marcaram a infância dos viajantes – como os smurfs e o sensacional Tim Tim – foram criados na Bélgica. Só por este encontro a viagem já valeria, ainda assim, Bruxelas vai muito além com o Musées Royaux des Beaux Arts, que abriga um acervo respeitável de artistas renomados do calibre de Magritte, Rubens e Hieronymus Bosch.
A vibração artística é algo que permeia toda a estadia do turista, desta forma, não é uma surpresa o burburinho que ainda é causado diante do Atomium, uma galeria que reproduz – em gigantes proporções – uma molécula de átomo. Assim, cada partícula do átomo é assumida como uma sala de exposições, enquanto suas ligações guardam as escadas rolantes. É, definitivamente, impressionante. Contudo, a mais curiosa das obras de arte de Bruxelas continua sendo a fonte com a escultura Menneken Pis, emblemática por conta do garotinho que parece fazer xixi. Para sentir a pulsação belga cotidiana, uma boa dica é visitar a Grand Place, a praça central e um dos locais mais bonitos da cidade, bem como, uma área para aproveitar bares e restaurantes. É também na Grand Place que estão a Casa do Rei e inúmeros edifícios da arquitetura belga do século 17.
A qualidade da vida noturna é salutar, desde opções LGBT na Rainbow Village – entre a Rue du Marché e a Rue des Pierres – até bistrôs com excelentes vinhos. Contudo, a melhor sugestão é se aventurar pelas cervejas belgas – a exemplo da Delirium e Cuvée des Trolls. Aliás, nos pequenos botecos de Bruxelas é possível brindar com os cidadãos belgas no melhor estilo.