Alagoas – Pousada do Toque
O nordeste brasileiro é, sem dúvidas, uma das regiões mais naturalmente ricas do país, com um trecho litorâneo espetacular e a vivacidade de uma Mata Atlântica que não cansa de exibir a sua diversidade. Se na área externa o primor faz com que os visitantes fiquem sem palavras, quando se entra em locais como a Pousada do Toque, em São Miguel dos Milagres, Alagoas, você apenas se rende diante de tamanha perfeição. Cercada por milhares de coqueiros, numa praia praticamente deserta, a Pousada é um recanto de paz e mimos espalhados por suas 17 acomodações.
De frente para um mar de tons caribenhos, a hospedagem ganha contornos de sonho em suítes como a Bem Te Vi, que numa área de 160 metros quadrados abriga requinte na piscina privativa, home theater, travesseiros com pluma de ganso, hidromassagem e deck e sauna privativos. Um pouco mais compacta – são 110 metros quadrados – a suíte Toque, conserva um aspecto caseiro, com o deck de madeira levando à piscina privativa, e uma decoração contemporânea entre mármore, pedra, vime e madeira. Ideal para quem quer se desligar do mundo, a suíte Jardim é um sonho, com banheira no jardim, num espaço orgânico e equilibrado.
Com décor harmonizado com a vegetação nativa, a Pousada do Toque é pontual em todas as direções, contudo, todo o burburinho concentra-se na piscina, de frente para as águas do mar de São Miguel dos Milagres. Ente gazebos e espreguiçadeiras, a vida corre devagar, observando o movimento dos coqueiros ou sonhando com a próxima visita ali no redário. Sob comando do chef Nilo, o restaurante da Pousada do Toque investe em criações que homenageiem os ingredientes nordestinos – cuscuz, tapioca, frutas – em harmonia com vegetais frescos, peixes e frutos do mar. Do café da manhã ao jantar, a questão é permitir que o paladar se divirta com novas explosões de sabores. A qualidade dos frutos do mar, aliás, colaborou para a criação de um sushi bar.
A estrutura da Pousada é grandiosa, ainda que intimista, o que lhe permite convidar os hóspedes para a quadra de tênis, lounge, DVDTeca, adega e para o spa. Ali, do lado de fora, São Miguel dos Milagres é, certamente, uma região especial, queridinha entre os viajantes por conservar piscinas naturais, recifes e algumas das praias mais bonitas do Brasil, a exemplo de Tatuamunha, Patacho, Toque e a praia central de São Miguel dos Milagres. Na caminhada pelos arredores traga cada detalhe na memória, e permita uma experiência surreal a mais no Rio Tatuamunha, que possui uma unidade de conservação de peixes-boi.