Top
Costa Leste

Costa Leste

Um destino multicultural que aproveita das qualidades de todos os seus povos e culturas para se apresentar como uma região especialmente carinhosa

Costa Leste

Uma das nações mais cordiais do mundo. Essa poderia ser uma das definições para o Canadá, um destino multicultural que aproveita das qualidades de todos os seus povos e culturas para se apresentar como uma região especialmente carinhosa, aprazível para todos os viajantes que desembarcam aqui. O esforço tem valido a pena, já que o solo canadense multiplica seus turistas, e se reinventa através de seus principais pilares: a gastronomia e as paisagens naturais. A porta de entrada se mantém em Toronto, capital da província de Ontário, lugar para ambientar atividades fantásticas, como a clássica visita à CN Tower para ter uma visão de 360 graus do topo da cidade, ou um fim de tarde por Beaches, o bairro mais queridinho em virtude da variedade de cafés e restaurantes, além de lojas e bares badalados. Vibrante como todas as suas outras irmãs, Toronto tem uma face cultural requintada, o que inclui o Royal Ontario Museum, o Art Gallery of Ontario, projetado por Frank Gehry, o Canadian Opera House e o Bata Shoe Museum, que tem um acervo com nada menos do que 10 mil pares de sapatos, com destaque para os aclamados sapatos vermelhos de Marilyn Monroe.

Contudo, Toronto é muito mais envolvente quando desbravada a partir do Distillery Historic District, onde estão 40 edifícios preservados de arquitetura da Era Vitoriana, hoje transformados em galerias, teatros e restaurantes ultra charmosos, cenários perfeitos para um almoço ou jantar para brindar a estadia. É a hora de desfrutar de massas frescas e autênticas lulas à moda grega, ou se perder no frescor do produtos que aportam no Mercado de St. Lawrence. Durante o verão, as boas temperaturas incentivam um passeio por Centre Island, que acumula uma extensa variedade de atrações, desde roda-gigante e passeios de pônei, até manobras de patins e sol na prainha. Já no inverno, canadenses e visitantes se encontram para um chocolate quente e para algumas horas de patinação no gelo na Nathan Phillips Square e no Kew Gardens. Com dinamismo semelhante ao de Toronto, Ottawa – a capital canadense – é repleta de possibilidades, na condição de quarta maior cidade do país.

Em função da presença de uma unidade da Le Cordon Bleu, a instituição gastronômica mais respeitada do mundo, as experiências à mesa são inesquecíveis, desde um jantar em um restaurante com estrelas Michelin, passando por um chá a tarde no Fairmont Chateau Laurier, até um piquenique com produtos puramente frescos encontrados no Mercado de Byward. Meio urbana, meio camponesa, Ottawa é perfeita para verões pedalando no Gatineau Park, ou para a temporada mais fria, quando o Rideau Canal se abre para tardes de patinação. Na província vizinha – e ilustre –, você pode se deslumbrar, afinal, é Quebec. E pensar que essa jornada pode começar com a visita na parte interna de um glaciar, ou com manobras radicais de esqui na Mont Tremblant, estação que ocupa um lugar de realeza. A estação também dá nome à pequena cidade, que ganha status de super destino no inverno, quando suas 95 pistas são tomadas de aventureiros. Certo de que você está pisando num solo que pulsa criatividade – berço do fenômeno de bilheteria, o Cirque du Soleil –, elencar opções culturais é bastante simples, e podem ser espetáculos da cultura frnaco-canadense, o Festival Internacional de Jazz de Montreal, e por que não, o Carnaval de Inverno de Quebec? Aliás, Montreal é extremamente convidativa em regiões como o Latin Quarter, Little Italy, Chinatown e Gay Village, lugares que contemplam seus visitantes com surpresas, e daí valem sanduíches de carne defumada, o maple syrup, poutines e tourtière, além é, claro, dos restaurantes de Old Montreal.

Num território de tantas gentilezas, a natureza presenteia com Niagara Falls, um conjunto de cataratas cuja altura ultrapassa um prédio de 13 andares, e de onde são jorrados 168 mil metros cúbicos de água por minuto. A pulsação da água é emocionante, e as atrações no interior deste parque são ilimitadas, a exemplo dos passeios de barco, dos parques aquáticos e dos museus de cera. Para os grandinhos, a região de Niágara reserva mais de 200 vinícolas, que ganham o mundo com excelentes produções de Pinot Noir e Cabernet Franc. Outra experiência fantástica está acondicionada na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, onde a bordo de um cruzeiro é possível passear pela região das Mil Ilhas do St. Lawrence River, local para ouvir sobre os contos dos antigos exploradores, marinheiros e observar algumas dezenas de mansões da Rota dos Milionários. São tantas ilhas, paisagens e histórias que você vai desejar apenas que o tempo não corra.

css.php
You don't have permission to register