Costa Oeste
Num primeiro olhar a impressão é de que todas as belezas dos céus recaíram sobre as montanhas e vales da costa oeste canadense. O desfile de encantos naturais é grandioso, e inclui que ao verde das enormes elevações se misturem às grandes imensidões de neve, e que sobre o vaivém das águas geladas brilhem alguns raios de sol. O que parece ser um quadro ganhando vida, ali, em frente aos seus olhos, é apenas mais um dia em Banff e Lake Louise, duas regiões a sudoeste de Alberta, que somam predicativos para conquistar seus ilustres viajantes. Para se compreender a imensidão que seus pés estão prestes a tocar, vale adiantar que aqui estão acomodados mais de 200 quilômetros destinados às trilhas e caminhadas, enquanto para aprimorar suas manobras de esqui e snowboard há um trio de gigantes, os resorts de montanha: Sunshine Village, Lake Louise Ski Area e Mount Norquay.
De grande popularidade entre os turistas, a bela Vancouver é uma boa razão para fazer as malas, a fim de partir para um destino que acumula parques, praias e incríveis resorts de esqui. Ou seja, uma razão para viajar o ano inteiro. Há a natureza do Stanley Park, a vida multicolorida no Aquário de Vancouver, as lojas da Main Street e os queijos artesanais – e deliciosos – do Granville Island Market, aliás, um lugar perfeito para experimentar batatas fritas na gordura de pato. E como viajar é se jogar em novas experiências, aproveite sua temporada por aqui para aprender windsurfe na English Bay.
Juntos, a cidade de Banff e o vilarejo de Lake Louise formam o primeiro Parque Nacional do Canadá, um território mais do que perfeito para que grupos familiares, amigos ou um casal de aventureiros aproveite a magia que está abrigada nestas florestas, por onde é comum observar o sobrevoo de águias, assim como, admirar o ir e vir de veados, cabritos montanheses, ursos pardos e alces. Num simples passeio à cavalo é surreal a oportunidade de ver o dia a dia dos lobos. Contudo, antes de desembocar em um destes lugares, há que se aproveitar um passeio de carro pela Icefields Parkway, um corredor fantástico rodeado pela imponência dos parques das Montanhas Rochosas Canadenses. São 300 km de estrada para se impressionar com a natureza. Em um ambiente em que a natureza mostra todos os seus potenciais, a melhor escolha é se misturar a eles de maneira harmoniosa, conhecendo os arredores gelados a bordo de trenós ou contemplando as selvas praticamente virgens, num voo de helicóptero. A fim de que sua estadia por aqui seja marcante, procure pelos passeios que levam à lagos gelados e geleiras impressionantes, como típico canadense torça por um time de hóquei e busque conforto num delicioso fondue.
Após um dia intenso de atividades – e de atrações surpreendentes, como observar as águas de geleiras que alimentam o Lago Louise – todo cansaço se dilui numa massagem nos spas dos grandes resorts, ou num banho nas águas termais alocadas na base das Montanhas Rochosas. Em pouco mais de uma hora, você estará novo! Mas não relaxe muito, para que a adrenalina não perca durante as voltas de buggy pelas geleiras do Campo de Gelo de Columbia, em Jasper, cidade que está abrigada no maior Parque Nacional do Canadá, cenário para montanhas cobertas de neve, cachoeiras e uma vida selvagem intocada. Tamanha preciosidade tornou a área um dos cinco patrimônios mundiais de Alberta, de acordo com a Unesco. Anualmente, o inverno se exibe com neve que chega até quatro metros de altura, beleza que pode ser vista num helicóptero ou em ônibus projetados para este solo, de forma que o fim deste dia culmine nas fontes termais Miette, as mais quentes da Montanhas Rochosas, ao ultrapassarem os 50 graus. Fica evidente que por esses lados, a natureza é o maior patrimônio. Quando se chega à Whistler, então, se tem certeza. A cidade é onde está Blackcomb Mountain, ideal para manobras de snowboard durante o alto inverno, especialmente durante o World Ski & Snowboard Festival, enquanto no verão você salta de tirolesa por entre as gigantescas árvores.
Ainda que tímida, Jasper é uma gigante do entretenimento, e seduz com seus 1300 quilômetros de trilhas, além de convidar para experiências como o mês de Dark Sky, quando é possível observar quase todas as estrelas do céu, ou para uma aulinha de heli-yoga no topo de uma montanha. Se não quiser carona de helicóptero, saiba que em Jasper está o Jasper SkyTram, o mais extenso e mais alto teleférico de todo Canadá. Por outro lado, em Calgary, ali no Parque Olímpico, está a tirolesa mais rápida da América do Norte, e daí fica a sua escolha de onde a aventura vai ser mais gostosa. Nem precisa de friozinho na barriga para marcar um horário no restaurante da Calgary Tower. Não entendeu? O restaurante é giratório, e enquanto você faz a sua refeição tem uma vista de 360 graus de toda a cidade. Ainda que seja necessário fazer reserva, a fama daqui em nada se compara com o Calgary Stampede, evento que movimenta toda a cidade ao reunir bandas, cowboys, rodeios e embarcações, além de competições de corrida de carroças. Considerado o maior espetáculo ao ar livre do mundo, o Stampede é ideal para tornar Calgary simplesmente inesquecível.