Top
Paris, Champagne e Vale do Loire

Paris, Champagne e Vale do Loire

Você terá dias repletos de descobertas, sabores e atrações divinais, que vão muito além da Torre Eiffel

Paris, Champagne e Vale do Loire

Quando na mesa de decisões está viajar ou não para algum dos territórios franceses, a decisão é mais do que fácil. É movida pela sensação de perfeição que cerca cada um dos destinos, delicadamente desenhados para conquistar o seu coração viajante. É como se fosse possível amar a França todos os dias, de distintas formas. Se você pensa em desbravar esses cenários tomando como ponto de partida a mais tradicional de suas regiões – Ile-de-France – saiba que pela frente você terá dias repletos de descobertas, sabores e atrações divinais, que vão muito além da Torre Eiffel e da Catedral de Notre-Dame. Uma vez no coração da França – ou seja, sua capital Paris – busque experimentá-la por caminhos instigantes que revelem novas facetas dessa francesinha. Feita para famíliassolteiros casais enamorados, a cidade convida para roteiros como o que coloca você no topo de telhados renomados, a exemplo do Arco do Triunfo, do Sacré Coeur, em Montmartre, do Centro Pompidou e da Torre Montparnasse.

Multivariada como todas as grandes capitais europeias, Paris tem charmes preciosos, além de uma alegria inebriante, visível em momentos bastante especiais como a Gay Pride, o Carnaval Tropical de Paris, a Techno Parade e a Feira de Saint-Germain, que evoca todos os contornos da cultura de raiz, desde 1176. Versátil, o solo parisiense também é compatível com diferentes gostos, desta forma, se você não está no clima de badalação, há uma infinidade de bistrôs – cerca de 70 com estrelas Michelin – prontos para lhe oferecerem joias locais a exemplo dos queijos Brie de Meaux e Coulommiers, dos cordeiros e das sobremesas da Terra da confeitaria, caso da Paris-Brest, as chouquettes e os delicados macarons. Para uma proposta mais bucólica, Paris sugere seus parques e os dos arredores – Parque Nacional, em Saint-Cloud, Floresta de Fontainebleau e o Jardim das Tuileries – para um piquenique no melhor estilo parisiense ou para uma simples caminhada. E daí o fim do dia pode culminar em locais como o Castelo d’Auvers-sur-Oise – palco para a inspiração de Monet, Renoir e Van Gogh -, ou em endereços mais tradicionais como o Museu do Louvre e o Museu d’Orsay. E, então, um dia tipicamente parisiense se completa.

Uma vez por esses arredores, não há como dizer não para uma visita à Champagne. A região que se popularizou em todo o mundo em virtude de sua mais clássica bebida, é uma localidade para se degustar à mesa. Entre uma visita ao Forte de Sedan e às fortalezas de Langres, reserve algumas boas horas para produções gastronômicas locais, como o potée champenoise (cozido tradicional da região), a andouillette de Troyes (salsicha de tripa de porco) e o pâté de Reims, assim como, os queijos de cabra dos Riceys e de Argonne. Ainda que os verdadeiros massepain estejam aqui, quando se está em Champagne-Ardenne não há porque pensar em outra coisa senão o vinho, principalmente, se você estiver em Verzenay, para admirar os vinhedos a partir de seu Farol, desfrutar das caves da Veuve-Clicquot ou simplesmente caminhar por todas as grandes vinícolas dispostas ao longo da Avenida de Champagne.

Sob a vibração do vinho desemboca-se no Vale do Loire, onde as saudações se fazem com o percurso de mil quilômetros pela Rota Turística dos Vinhedos, e então, apaixonar-se pela enologia é uma questão de tempo. La Maison des Vins de Tours, la Maison des Vins de Cheverny e la Maison des Sancerre são algumas das paradas obrigatórias para degustações privilegiadas, seguidas de restaurantes que coloquem seu paladar refinado à prova, servindo-lhe andouillettes de Jargeau e o crottin de Chavignol. Longe da mesa, os turistas têm o coração arrebatado diante das catedrais góticas de Bourges, Chartres e Orléans, ou podem voltar às raízes renascentistas durante o Festival de Musique Renaissance, realizado no Chateau Clos Luce, última morada de Leonardo da Vinci. Melhor do que esta experiência? Pedalar pela rota La Loire à Vélo, ou então, se perder por entre os castelos do Loire: Castelo de Chambord, Castelo de Cheverny, Castelo de Moulinsart, Castelo de Chaumont-sur-Loire, Castelo de Azay-le-Rideau e Castelo de Valençay. Melhor sensação do que esta, só quando você decidir voltar muitas outras vezes!

css.php
You don't have permission to register