Top
Alentejo, Algarve e Cidades Medievais

Alentejo, Algarve e Cidades Medievais

Se no Algarve o sol se apresenta em grande estilo em quase o ano inteiro, na Serra da Estrela a grande diversão é o inverno

Alentejo, Algarve e Cidades Medievais

Sorry, this entry is only available in Português. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Envolvente e contagiante, Portugal tem, de certo, muitas facetas. A melhor parte disto é, sem dúvidas, saber que independente da sua escolha, sempre haverá uma forma de se apaixonar pelo solo português. Em seu lado sul, por exemplo, estão duas grandes potências turísticas, a começar pelo Alentejo, que ganhou um espaço afetuoso na vida dos entusiastas do vinho, em virtude da suprema qualidade da bebida produzida aqui. A cada gole de um autêntico vinho alentejano fica fácil compreender a razão para a criação de uma rota completamente dedicada a ele. Ao passo que novas vinícolas surgem em grande velocidade, o turista se depara com a oportunidade de desbravar cidades delineadas – de ponta a ponta – por grande charme, caso de Évora, que para além de encantos etílicos, oferece uma paisagem estonteante, o que fez com que a Unesco a declarasse Patrimônio Mundial, em função de seu centro urbano preservado, que dataria dos séculos 16 a 18. Évora é passado em cada esquina, aliás. Seja no chão de pedra, seja nas fachadas coloniais dos edifícios, ou, ali, num autêntico Templo Romano. Por entre ruas apertadas e casinhas brancas, os melhores encontros, porém, acontecem na Praça do Giraldo, endereço para múltiplos cafés e lojas, e de onde se tem acesso à Igreja de Santo Antão e ao Chafariz com oito bicas em alusão às oito ruas que desembocam ali.

De certa forma, o clima do passado histórico português se mantém em Monsaraz Marvão, ambas com um traço medieval peculiar. A primeira delas é uma vila medieval em essência, o que implica cal e xisto em suas pequenas casas, além de patrimônios como o Castelo e a Torre de Menagem, bem como, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, que dataria do século 16. Já no ponto mais alto da Serra de São Mamede está Marvão, engrandecida com um passado ligado às defesas da região, e atualmente imprescindível para quem anseia pela chance de conferir muralhas reais, castelos e janelas manuelinas. Quase cinematográfica – ao reinar como um pequeno oásis de traços medievais -, Marvão é também lugar para a Capela renascentista do Espírito Santo e o Convento de Nossa Senhora da Estrela. Apesar do nome, Castelo de Vide é muito mais do que uma construção, na verdade, trata-se de um povoado, que teve importância na história dos judeus, bem como, reserva uma vista panorâmica indescritível, a partir da Capela de Nossa Senhora da Penha. Para relaxar, a região surpreende com as águas termais da Fonte da Vila e da Fonte da Mealhada, cujas propriedades são terapêuticas.

interior português, sem dúvidas, é surpreendente como a delicada Belmonte, que guarda um castelo no coração das muralhas, enquanto a parte externa é completada por casinhas medievais. Simples, a cidade se diferencia em função de sua igreja romano-gótica construída em homenagem a São Tiago, e onde está abrigada uma Pietá feita em granito. O charme daqui é semelhante ao encontrado em Monsanto, outra área de traços medievais onde você experimenta um toque de aldeia, incluindo pedras de granito sob os pés e casas de “uma só telha”, além de palacetes brasonados e portais manuelinos. Observe sobre a Torre de Lucano o galo de prata, uma conquista em 1938, quando Monsanto foi considerada a aldeia com traços mais típicos de Portugal.

Outra potência natural do turismo, a região do Algarve é particularmente amada por quem não abre mão de praias – paradisíacas. Com uma temperatura sempre carinhosa que favorece 300 dias de sol, o Algarve é onde estão algumas estrelas do litoral azul contornado por imensas falésias, caso da Praia da Marinha, a Praia de Quarteira, aPraia de Odeceixe, a Praia do Tonel e a Praia da Bordeira. E assim, por entre trechos de areias brancas, a costa portuguesa se exibe em seus 200 quilômetros de extensão. Distante do mar, em seu coração está Faro, a capital do Algarve desde 1756, onde além da história pura que ganha vida a partir do Arco da Vila e da Porta Árabe, você encara e toca o Convento de Nossa Senhora da Assunção, azulejos preservados e o Arco do Repouso, onde segundo uma lenda, o Rei D. Afonso III teria descansado durante a conquista de Faro. Na vizinha Portimão, o lugar onde a vibração é mais intensa é na Marina, e para todas as outras horas a melhor direção é o Jardim Manuel Bívar, Museu de Portimão e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Se no Algarve o sol se apresenta em grande estilo em quase o ano inteiro, na Serra da Estrela a grande diversão é o inverno, quando a região se torna o único lugar em Portugal propício para esquiar e praticar snowboard motoski. Contudo, o local é dono de outros predicativo bastante interessantes como é o caso do queijo da Serra e uma grande área verde composta por mais de 300 trilhas ideais para caminhadas e passeios de bike. O verão na Serra da Estrela pode ser maravilhoso na Rota das 25 Lagoas.

css.php
You don't have permission to register