Alsácia e Borgonha
Chamada por seu habitantes de verdadeiro mosaico, a Alsácia é, de fato, um destino de muitas possibilidades ao confluir paisagens de estilos distintos – desde as montanhas e vinhas às vilas Riquewihr e Hunspach de arquitetura enxaimel – e sugerir rotas que conquistem tanto uma família, quanto casais e viajantes solitários. De certa forma, o mais importante é chegar aqui aberto para surpresas, já que elas surgem em doses generosas, a começar por sua mais famosa cidade: Estrasburgo. Antigo cenário de guerras, a cidade se realinhou ao longo do tempo e, preservada, encontrou seu espaço no ambiente turístico, consolidando atrações como a sua Catedral Notre-Dame, dona de uma fachada imponente, com mais de 140 metros de altura, erguida em arenito rosa e ornada com vitrais e um relógio astronômico. Enquanto adultos se divertem com a arquitetura enxaimel, que se espalha pelos edifícios de Little France, ou passeiam de barco pelos canais, as crianças encontram refúgio no Parque Orangerie, que acomoda área verde e um zoológico.
Antes do cair da noite, Estrasburgo convida para seus winstubs, restaurantes de culinária típica da Alsácia, e também para algumas de suas cervejarias e microcervejarias, onde a bebida além de degustada pode ser testada em pratos especiais. Certa de que pode te conquistar, a cidade reserva para o período de julho e agosto momentos especiais, por meio do Show de Luzes na Catedral, quando todo o entorno de Notre-Dame é iluminado e agitado com boa música, e também através do Summer Show, que mistura um espetáculo de águas, música e jogo de luzes. Contudo, nada se compara com o mês de dezembro quando Estrasburgo se transforma para receber o Papai Noel num Mercado de Natal memorável que é montado desde 1570. O clima de festa também é notável na cidade de Colmar, que tem agenda cheia desde o início do ano quando acontece o Colmar Festival da Primavera, com mercados de Páscoa, seguido do Soirées Folkloriques, que evoca as raízes folclóricas, e do Festival International de Colmar, que se distingue por homenagear anualmente um músico particular, um instrumento, um país ou cultura.
Pelos arredores da Alsácia, a viagem se completa com uma visita ao castelo medieval Haut-Koenigsbourg e ao Monastério de Sainte-Odile, no entanto, não diga au revoir antes de experimentar algumas delícias locais, como o foie gras (inventado em Estrasburgo em 1780), o baeckeofe (prato de três carnes marinadas e batatas em vinho branco) e Kougelhopf (massa levedada doce com passas maceradas em kirsch). Como uma típica francesinha, a Alsácia tem a sua estrelada região de vinhedos, de onde partem excelentes vinhos à base de sylvaner, pinot blanc, cinzento riesling e gewürztraminer. Falar em vinho, aliás, inspira conhecer um destino vizinho: a Borgonha. Entre os moradores ela é conhecida como o paraíso dos enólogos, no mundo, a Borgonha é o país do vinho. A cidade está repleta de estradas que desembocam em vinhedos, caso de Chablis, que também leva às muralhas de Beaune e à Dijon, que se popularizou em virtude de sua mostarda. Na face sul, de Chalon-sur-Saône a Mâcon, ou de Beaune a Santenay, há vinhedos e vinícolas por todas as partes. Basta escolher, e partir para lá a pé, de bicicleta ou carro!
Como todas as suas irmãs, a Borgonha também repousa sobre história, o que lhe rendeu a responsabilidade de acolher o Castelo du Clos de Vougeot, as Abadias de Cluny e Tournus, o canteiro medieval de Guédelon e a Basílica e a colina de Vézelay. Aliás, para entender a relevância de Véselay, vale salientar que trata-se de um ponto de partida para Cruzadas, e que ao lado da abadia cisterciense de Fontenay e do convento de La Charité-sur-Loire, representa os patrimônios da Unesco na Borgonha. E ainda tem os Castelos de Châteauneuf-en-Auxois, Bazoches e Ancy-le-Franc. Como forma de oferecer atividades em família, a Borgonha reserva o Tour de Bourgogne à velo, que indica um itinerário de 800 km por onde é possível conferir a paisagem que vai revelando castelos, florestas, vinhedos e canais, além de ferrovias e restaurantes cheios de charme. Allons-y?