Top
Aventura & Biodiversidade

Aventura & Biodiversidade

O país da América Central se popularizou pela variedade de ecossistemas que acopla, sendo residência para cerca de 5% da biodiversidade terrestre

Aventura & Biodiversidade

Sorry, this entry is only available in Português. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Parte de uma lista privilegiada que relaciona os destinos mais paradisíacos do mundo, a Costa Rica é uma espécie de parque de diversões para quem aprecia a natureza e vê no ecoturismo uma prática libertadora. Com uma área que não ultrapassa os 50 mil km quadrados, o país da América Central se popularizou pela variedade de ecossistemas que acopla, sendo residência para cerca de 5% da biodiversidade terrestre, além de dezenas de parques nacionais, lagos e reservas biológicas. Ou seja, a sensação de desembarcar na floresta mais incrível que os seus olhos já tocaram é algo que irá lhe acompanhar ao longo de toda estadia. E ainda existem mais de 1200 quilômetros de trecho litorâneo, divididos entre as águas do Atlântico e do Pacífico, rendendo ao turista praias de estilos diferentes, seja na areia de coloração acinzentada, ou na praia de azul turquesa. O que mais se assemelha a um oásis é apenas o cotidiano costa-riquenho, e impossível pensar em outro nome que não, Costa Rica.

Ainda que as opções de entretenimento natural sejam inesgotáveis, existem aquelas atrações que conquistaram o coração dos turistas, e que são levadas a todas fronteiras, caso da Playa Conchal, em Guanacaste, que traz as colorações fabulosas do Pacífico. A água cristalina é, sem dúvidas, o principal atrativo local, mas essa praia – de areia misturada à conchas – é um paraíso para os esportistas que encontram lazer no mergulho, no SUP e nas corridas de jet sky. O belo cenário também não passa despercebido pelos enamorados, portanto, não é incomum avistar um casamento na praia, e a presença de resorts como o The Westin Golf & Spa Playa Conchal e o Reserva Conchal facilita a produção da cerimônia. Uma vez que o desfile de praias maravilhosas se inicia, ele não para. Em Tamarindo – a mais famosa da Costa Rica – a badalação é mais elevada, o que fez com que ela se tornasse a preferida dos turistas, e ela não desaponta, servindo seus visitantes com um mar de águas quentes, restaurantes charmosos, hotéis lindos como o Tamarindo Diria, surfe e um pôr do sol para ficar na memória.

Meio deserta, a Playa Hermosa é venerada pelos surfistas que buscam ondas mais desafiadoras, contudo, mesmo que o esporte não seja a sua principal escolha, a região também é ideal para estadias tranquilas, cercadas das florestas costa-riquenhas. Como sugestão que misture um passeio de barco com ótimas descobertas, existe a Isla Tortuga, considerada uma das joias locais, ao preservar sua flora e beleza natural, incluindo o mar de azul caribenho e areia branca. Com um passado ligado a um intenso mercado pirata, a Isla Tortuga, nos dias atuais, é mais um ponto de encontro para mergulhadores, casais em lua de mel em hotéis como o Vista las Islas e famílias que chegam para curtir passeios de banana boat. Apesar das águas claras daqui, nada se compara à visibilidade que se alcança no Golfo do Papagayo, em meio às águas do Pacífico. Na superfície, os olhos se deslumbram com a vegetação de verde imponente que ambienta locais como o cinematográfico Four Seasons Resort Costa Rica at Peninsula Papagayo, enquanto no fundo do mar estão peixes de múltiplas espécies, tubarões, baleias, arraias e tartarugas.

Atualmente, a Costa Rica relaciona 35 parques onde você observa o esplendor da fauna e da flora em seu momento natural, e no Parque Nacional Manuel Antonio isto acontece a todo momento, seja na observação das aves ou numa caminhada tendo macacos e guaxinins como companhia. O parque localizado em Quepos convida para uma série de atrações – arvorismo, rafting, canoagem, pesca esportiva, tirolesa – e também para sua lindíssima praia de Manuel Antonio. Num país que acolhe borboletários esplendorosos – Spirogyra Butterfly Garden e La Paz Waterfall Gardens – encontrar uma experiência inusitada é fácil, e em La Fortuna, está o Vulcão Arenal, que reina no Parque Nacional Vulcão Arenal, sob uma beleza indescritível, a 1670 metros de altura. O Vulcão Poas, mais próximo à capital San José, é atraente em virtude de seu lago azul, e a visita rende ótimas fotografias, além do prazer de se aproximar de um vulcão.

Na lista de descobertas que devem ser aproveitadas ao longo de sua estadia na Costa Rica estão ainda uma visita ao Rio Celeste, um autêntico café costa-riquenho e aventura em cavernas. Na primeira empreitada – a de mais difícil acesso – o contraste mineral permite que o rio Celeste tenha uma tonalidade de azul bastante particular, e após uma trilha de aproximadamente uma hora no Parque Nacional Volcan Tenório, em Guanacaste, a paisagem que se tem é incrível. As cavernas são recomendadas para pessoas que não sejam claustrofóbicas, e a decisão de seguir para a Caverna Terciopelo, em Barra Honda, ou para as Cavernas Venado, em San Carlos, certamente refletirá encontros sensacionais com um universo de 5 milhões de anos atrás. Para o fim do dia, a melhor pedida é um café costa-riquenho, considerado um dos melhores do mundo, e em locais com a produtora Fina Rosa Blanca há a chance de conhecer as variedades do grão, participar da colheita e torrefação e se esbaldar numa degustação.

css.php
You don't have permission to register