Top
Paris, Champagne e Vale do Loire

Paris, Champagne e Vale do Loire

Você terá dias repletos de descobertas, sabores e atrações divinais, que vão muito além da Torre Eiffel

Paris, Champagne e Vale do Loire

Sorry, this entry is only available in Português. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Quando na mesa de decisões está viajar ou não para algum dos territórios franceses, a decisão é mais do que fácil. É movida pela sensação de perfeição que cerca cada um dos destinos, delicadamente desenhados para conquistar o seu coração viajante. É como se fosse possível amar a França todos os dias, de distintas formas. Se você pensa em desbravar esses cenários tomando como ponto de partida a mais tradicional de suas regiões – Ile-de-France – saiba que pela frente você terá dias repletos de descobertas, sabores e atrações divinais, que vão muito além da Torre Eiffel e da Catedral de Notre-Dame. Uma vez no coração da França – ou seja, sua capital Paris – busque experimentá-la por caminhos instigantes que revelem novas facetas dessa francesinha. Feita para famíliassolteiros casais enamorados, a cidade convida para roteiros como o que coloca você no topo de telhados renomados, a exemplo do Arco do Triunfo, do Sacré Coeur, em Montmartre, do Centro Pompidou e da Torre Montparnasse.

Multivariada como todas as grandes capitais europeias, Paris tem charmes preciosos, além de uma alegria inebriante, visível em momentos bastante especiais como a Gay Pride, o Carnaval Tropical de Paris, a Techno Parade e a Feira de Saint-Germain, que evoca todos os contornos da cultura de raiz, desde 1176. Versátil, o solo parisiense também é compatível com diferentes gostos, desta forma, se você não está no clima de badalação, há uma infinidade de bistrôs – cerca de 70 com estrelas Michelin – prontos para lhe oferecerem joias locais a exemplo dos queijos Brie de Meaux e Coulommiers, dos cordeiros e das sobremesas da Terra da confeitaria, caso da Paris-Brest, as chouquettes e os delicados macarons. Para uma proposta mais bucólica, Paris sugere seus parques e os dos arredores – Parque Nacional, em Saint-Cloud, Floresta de Fontainebleau e o Jardim das Tuileries – para um piquenique no melhor estilo parisiense ou para uma simples caminhada. E daí o fim do dia pode culminar em locais como o Castelo d’Auvers-sur-Oise – palco para a inspiração de Monet, Renoir e Van Gogh -, ou em endereços mais tradicionais como o Museu do Louvre e o Museu d’Orsay. E, então, um dia tipicamente parisiense se completa.

Uma vez por esses arredores, não há como dizer não para uma visita à Champagne. A região que se popularizou em todo o mundo em virtude de sua mais clássica bebida, é uma localidade para se degustar à mesa. Entre uma visita ao Forte de Sedan e às fortalezas de Langres, reserve algumas boas horas para produções gastronômicas locais, como o potée champenoise (cozido tradicional da região), a andouillette de Troyes (salsicha de tripa de porco) e o pâté de Reims, assim como, os queijos de cabra dos Riceys e de Argonne. Ainda que os verdadeiros massepain estejam aqui, quando se está em Champagne-Ardenne não há porque pensar em outra coisa senão o vinho, principalmente, se você estiver em Verzenay, para admirar os vinhedos a partir de seu Farol, desfrutar das caves da Veuve-Clicquot ou simplesmente caminhar por todas as grandes vinícolas dispostas ao longo da Avenida de Champagne.

Sob a vibração do vinho desemboca-se no Vale do Loire, onde as saudações se fazem com o percurso de mil quilômetros pela Rota Turística dos Vinhedos, e então, apaixonar-se pela enologia é uma questão de tempo. La Maison des Vins de Tours, la Maison des Vins de Cheverny e la Maison des Sancerre são algumas das paradas obrigatórias para degustações privilegiadas, seguidas de restaurantes que coloquem seu paladar refinado à prova, servindo-lhe andouillettes de Jargeau e o crottin de Chavignol. Longe da mesa, os turistas têm o coração arrebatado diante das catedrais góticas de Bourges, Chartres e Orléans, ou podem voltar às raízes renascentistas durante o Festival de Musique Renaissance, realizado no Chateau Clos Luce, última morada de Leonardo da Vinci. Melhor do que esta experiência? Pedalar pela rota La Loire à Vélo, ou então, se perder por entre os castelos do Loire: Castelo de Chambord, Castelo de Cheverny, Castelo de Moulinsart, Castelo de Chaumont-sur-Loire, Castelo de Azay-le-Rideau e Castelo de Valençay. Melhor sensação do que esta, só quando você decidir voltar muitas outras vezes!

css.php
You don't have permission to register