Top
Provence e Languedoc

Provence e Languedoc

Esteja pronto para aproveitar gastronomia de alta qualidade, vinhos de brilho mundial e paisagens arrebatadoras

Provence e Languedoc

Sorry, this entry is only available in Português. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Existe uma pequena França em todos os arredores de Languedoc- Roussillon. Afinal, aqui, para onde você decidir seguir é como se houvesse a possibilidade de experimentar os melhores predicativos que consagraram o turismo francês. Então esteja pronto para aproveitar gastronomia de alta qualidade, vinhos de brilho mundial e paisagens arrebatadoras, como por exemplo, as que se estabelecem ao longo dos 220 quilômetros de orla. Ali, entre os contrastes do mar e da montanha, estão resorts donos de todas as estrelas do céu que se espalham pelas praias Saint-Cyprien-Plage, Canet-Plage, Argeles-sur-Mer, Cap d’Agde e a Grande-Motte. Com uma pitada camponesa trazida pela presença de imensas montanhas verdes como pano de fundo, essas praias são pequenos paraísos com excelente infraestrutura – restaurantes, bares e hotéis – e se distinguem por oferecerem privacidade e tranquilidade para seus viajantes.

Na rota litorânea a caminho da Espanha, os olhos se divertem ao encontrar com Côte Vermeille – um deslumbre da costa mediterrânea, que recobre 160 quilômetros com praias e charmosas vilas de pescadores. Tamanha proximidade deste mar repleto de riquezas desperta o paladar para as delícias da mesa de Languedoc, que mescla o talento da escola francesa com os ingredientes que consagraram a cozinha mediterrânea, o que possibilita a você a chance privilegiada de se esbaldar com tielle (uma torta de marisco), mexilhões, ostras, cassoulet e azeitonas picholine.  Quando for hora de partir para os vinhos daqui, certifique-se de que haverá excelentes queijos como os Causses Blue e parta para Fitou e Corbières, reconhecidas como as regiões com os melhores vinhedos de Languedoc, resultantes da qualidade de suas Syrah, Grenache, Cabernet Sauvignon, Viognier e Chardonnay.

Uma vez em Languedoc-Roussillon, há que se colocar Nîmes e Montpellier em sua rota. A primeira porque é onde está o Festival de Nîmes, as Arènes, a Maison Carrée e os Jardins de la Fontaine. Já Montpellier – a capital de Languedoc – é composta basicamente de estudantes, e guarda uma vibração particular, seja nas ruelas históricas de Place de la Comédie, no Musée Fabre, um dos maiores da França, ou no Halles Castellane, uma espécie de mercado perfeito para degustar e se perder entre boucheries (açougues), fromageries (queijarias), bancas de frutas e de vinhos. E quando você acha que não dá para ficar melhor, Languedoc te seduz um pouquinho mais com Carcassonne, sua cidade medieval de beleza esplendorosa, e o Palácio dos Reis de Majorque, em Perpignan.

Do sul para o sudeste francês, a primeira parada não pode ser em outra região que não a Provence. Facilmente acessível de TGV a partir de Paris também, a região oferece tudo o que você tem vontade de conhecer, e isso inclui a enseada de Calanques e a Basilica de Notre-Dame-de-la Garde de Marseille, bem como, todo o glamour que tinge as praias e o cotidiano de Saint-Tropez. Por aqui o Mar Mediterrâneo, literalmente, se exibe e encanta com suas águas azuis de tom safira. Aliás, quando o assunto são as águas de tons inimagináveis nada como visitar o desfiladeiro de Gorges du Verdon, ou então, praticar canoagem e rafting no rio Durance. Se essas são atividades típicas para a alta temporada de verão, durante a primavera é imprescindível curtir a Rota da Lavanda – nos trechos de Luberon ou Valensole – a fim de que você tenha a experiência completa em um dos principais cartões-postais franceses, contemplando gigantes campos cobertos de lavanda e sua tonalidade inconfundível.

No inverno, a Provence transforma sua paisagem e torna-se ainda mais receptiva em locais como Orciéres, Serre-Chevalier, Le Dévoluy, La Grave e La Meije, reconhecidos como s melhores pontos para esquiar e praticar snowboarding, ou simplesmente para contemplar a beleza dos alpes nevados de Provence. Já na região de Provence Alpes Côte d’Azur, se permita conhecer cada detalhe de Avignon que consolidou sua presença nos roteiros dos turistas em virtude de sua relevância como antiga sede do papado, e pela proximidade de outras áreas saborosas como Châteneuf-du-Pape e suas vinícolas, e L’Isle-sur-la-Sorgue e seu mercado. Outra forma de explorar a região é viajando pela história local, visível no Castelo de Baux, uma antiga fortaleza medieval que conserva vinhedos e oliveiras em seu entorno, com vista para a aldeia de Baux-de-Provence, ou então, vislumbrando as arenas romanas de Arles e a magnitude histórica da Cité Vauban, em Briançon.

css.php
You don't have permission to register