Top
Rhône-Alpes e Côte d’Azur

Rhône-Alpes e Côte d’Azur

A amplitude natural de Rhône-Alpes é hipnotizante e percorrer cada um dos seus trajetos é uma experiência memorável

Rhône-Alpes e Côte d’Azur

Sorry, this entry is only available in Português. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Num primeiro momento tudo parecerá um sonho. Aliás, o melhor sonho que você poderia sonhar. Contudo, ao passo que os pés ficam firmes, e o contorno da paisagem permite ser tocado, você acreditará que se trata de realidade. Talvez a melhor que poderia se imaginar, afinal, desembarcar em Rhône-Alpes é encarar face a face – o esplendor da natureza que chega para se exibir por meio de atrações clássicas, como o Mont Blanc, conhecido em todo o mundo em virtude de suas trilhas esquiáveis e atraentes para quem curte esqui alpino ou de fundo, snwoboard, passeios de raquestes, cães de trenó, mergulho sob o gelo e curling. Contemplar Mont Blanc é algo mágico, principalmente, no inverno, porém há tempo para se encantar com Evian – a região com a água mais famosa do planeta -, mas também um destino agradável para relaxar às margens do Lago Léman e estando cercado pelo típico requinte francês, praticar algumas tacadas no Evian Masters Golf Club.

A amplitude natural de Rhône-Alpes é hipnotizante e percorrer cada um dos seus trajetos é uma experiência memorável, ainda mais se você escolher rotas menos tradicionais, como Annecy, que tem seu desenvolvimento intimamente ligado ao Lago Annecy, considerado o mais límpido do mundo. Por esta charmosa cidade vale aproveitar os dias de sol para caminhadas em trilhas sinalizadas ou passeios de bicicletas em família, seguidos de uma tarde na praia de Annecy-le-Vieux, lugar para admirar as cadeias de montanhas. Com todas as qualidades de uma localidade pitoresca, Annecy tem seu espaço urbano atravessado por lagos – como Veneza – e apresenta uma série de construções medievais, caso do Castelo Menthon-Saint-Bernard ou da Abadia de Talloire, aberta para hospedagens românticas. Rodeada de lojinhas de antiguidades, bistrôs e pontes floridas, Annecy é também famosa por seu lado festivo, que convida tanto para o Carnaval de Veneza, em fevereiro, quanto para a Festa do Lago, que acontece em agosto desde 1978.

Ainda que a simplicidade de algumas paisagens gere certo contento, explore todo o potencial de Rhône-Alpes, fazendo um pouco dos circuitos obrigatórios, como nadar nos lagos Alpinos, passear pelo Parque de la Vanoise e pelo Parque Natural Regional de Pilat, e fazer uma excursão pelo Mar do Gelo até o Vale de Chamonix, percorrendo os sete quilômetros do terceiro maior glaciar da região.  Certo de que está em um território rico em maravilhas turísticas, reserve um tempo para toda a história de Lyon, para as formações impressionantes no interior da Gruta de Orgnac, acessível pela Route de Barja, e para se deleitar com Saint Etienne, que não por acaso é chamada de Cidade Design, com uma série de edifícios e esculturas adornando a cidade como uma espécie de acervo artístico a céu aberto.

Uma vez nestes arredores, Côte d’Azur entra no roteiro espontaneamente, já que a região é dona de uma vibração própria, emoldurada pelas belezas de Nice – sua capital -, Saint-Tropez, a imensidão de flores de Provence-Alpes-Côte d’Azur, Cannes, Ilhas Lérins e Antibes-Juan-les-Pins. Com tantos fenômenos do turismo mundial ao seu dispor – além dos mais requintados de que se tem notícia -, não economize energias para desbravar cada cantinho, incluindo a charmosa Èze, que atrai justamente por oferecer o oposto do glamour, sugerindo uma vida pacata, com todos os traçados de um vilarejo medieval. Localizada no topo de uma encosta, Èze reúne uma paisagem fabulosa, cúmplice de fortificações e ruínas de castelos, e se diferencia por ser um pedaço de simplicidade e ruelas apertadas com serviços cinco estrelas em seus restaurantes com vista para o Mediterrâneo. Ainda que tenha medidas tímidas, o lugar é endereço para o Parque Revere, o Jardim Exótico de Èze e a Capela Santa Cruz.

De volta ao circuito que consagrou a Côte d’Azur, aproveite para viver como uma estrela de cinema, degustando os temperos de restaurantes que se reinventam em perfeição para compor pratos à altura da grandeza dos ingredientes provenientes do Mar Mediterrâneo. Em Nice, partindo do Mercado de Flores é possível ver um dia inteiro passar numa rota pelos museus locais – Musée Marc Chagall, Musée Matisse e Musée des Beaux-Arts de Nice – ou pela então, pela Rota Belle Èpoque que revela a influência desta época artística em locais como Le Quartier des Musiciens e o Promenade des Anglais. Depois de tanto enriquecimento cultural, entregue-se ao prazer de Coco Beach ou Blue Beach, duas das praias mais bonitas de Nice. Cannes é refinamento em cada esquina, e em cada onda, afinal iates são bastantes comuns por aqui. Capital do cinema de qualidade, a cidade também é convidativa para uma visita ao Mercado Forville e à Rua Meynadier, bem como, para compras na The Croisette e na Rua de Antibes.

css.php
You don't have permission to register