Top
Rioja, Cantábria e País Basco

Rioja, Cantábria e País Basco

Cercada de montanhas esverdeadas e grandes vinhedos, La Rioja foi projetada para aquele viajante que encontra diversão em pequenos prazeres

Rioja, Cantábria e País Basco

Sorry, this entry is only available in Português. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Aquela grande viagem que você desenha no imaginário ganha aspectos atraentes e irresistíveis quando o destino em questão consegue mesclar charme, cultura, gastronomia e aquele cotidiano que acalenta. Cercada de montanhas esverdeadas e grandes vinhedos, La Rioja foi projetada para aquele viajante que encontra diversão em pequenos prazeres num cenário de imensas belezas. Com toques de seu passado medieval, a região se destaca no roteiro em virtude da sua concentração de vinícolas. Atualmente, são mais de 500 opções para celebrar o Deus do vinho e, vir até aqui sem bebericar a principal riqueza local, é o mesmo que não ter vindo.

O clima agradável serve como pano de fundo para um cotidiano suave, que leva a locais como as bodegas BaigorriMarques de RiscalDinastia VivancoValdelana, Lopez Heredia El Fabulista que perpassam algumas das mais importantes cidades da região. A começar por Haro, onde está localizada a bodega Lopez Heredia, originalmente fundada em 1877, e um lugar para beber um delicioso tinto frutado, ou então, toda a rusticidade da bodega Marqués de Riscal. Fincada em Álava, a vinícola é uma das mais antigas de La Rioja, e concentra em sua cave centenas de litros do vinho que a consagrou, além de restaurante para um aprazível menu-degustação.

No tour, a fronteira com o País Basco não está muito distante, e a parada se faz mais do que obrigatória, uma vez que neste território estão locais como Biscaia, e sua capital ultra cosmopolita Bilbao, que entrou para o mapa definitivo dos viajantes em virtude do singular Museu Guggenheim Bilbao, impressionante em sua faces externa e interna. Contudo, este solo vai além, e da sua cultura é imprescindível experimentar os populares pintxos, – tapas em pedaços de pão ou palito – tradicionalmente recheados com presuntos, queijos e molhos. Os melhores estão em San Sebastián, que não por acaso também está na rota das estrelas do Guia Michelin.

Ainda ao norte da EspanhaNavarra é outra preciosidade, limitada pela cordilheira dos Pirineus e com uma série de influências advindas da vizinha França. Em julho, a região se transforma para a chegada do Festival de San Fermin, evento que culmina numa grande corrida de pessoas e touros pelas ruas. Contudo, Navarra tem outros predicativos, a exemplo da consagrada truta à Navarra com presunto, os assados e ingredientes abundantes da região, como as alcachofras, ervilhas, queijos de ovelhas e feijões. Aliás, o norte espanhol é uma vastidão de sabores, e nessa toada há de se abrir espaço para a Cantábria, que traz os peixes e frutos do mar como destaques de seu cardápio. Longe da mesa, vale um pulinho até a Península de Magdalena, a Caverna de Altamira e ao Parque Cabarceno.

css.php
You don't have permission to register