Top
Rota Romântica e Baviera

Rota Romântica e Baviera

A Alemanha reserva memória medieval e castelos com arquitetura digna de realeza, além daquela urbe onde pulsa a juventude moderna.

Rota Romântica e Baviera

Sorry, this entry is only available in Português. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Gastronomia de renome, bebida famosa – e querida – em todo o mundo. Para deixar o que é bom um pouco mais gostoso, a Alemanha ainda reserva memória medieval e castelos com arquitetura digna de realeza, além daquela urbe onde pulsa a juventude moderna. Ou seja, gostar ou querer ficar é mera consequência. A porta de entrada para o território alemão é há muito tempo a vibrante Munique, a capital do Estado da Baviera, e um cenário que acolhe todos os perfis de turistas do mundo, principalmente, os que estão dispostos a se divertir, afinal, como ignorar o fato de que a cidade acomoda nada menos do que 400 bierkellers (pubs fechados) e biergartens (bares ao ar livre). Se beber acompanha o estilo de vida cotidiana dos alemães, por que não entrar no clima? Deixe tudo ainda mais local e sirva-se das especialidades alemãs, como um apetitoso bratwurst (salsichão assado) e o ultra clássico chucrute, e então, certamente o papo ficará ainda mais gostoso.

Pelas ruas da cidade – ora com monumentos com séculos de existência, ora com lojinhas modernas – Munique revela sua face mais interessante em seu coração, a Marienplatz, a praça que roda o mundo em cartões-postais e que atrai pessoas de todos estilos, um pouco em função da beleza imponente do prédio da prefeitura Neue Rathaus, acompanhado do relógio icônico Rathaus-Glokenspiel. Ali, entre as badaladas do sino, você perpassa outro símbolo da cidade, a Igreja Frauenkirche, que se diferencia na paisagem em virtude de suas cúpulas verdes, e se distrai com a infinidade de lojas, cafés e restaurantes repletos de charme. Para além do clichê turístico, vale uma voltinha pelos bairros mais atraentes do momento, como Schwabinge, ou a Rua Müllerstraße, onde estão concentradas as alternativas mais gostosas de baladas LGBT, lojas e restaurantes.

E quando o pensamento é tomado pela vontade de fazer compras, Munique ensina que as lojas mais refinadas e destacadas estão em LudwigstraßeMaximilianstraße Kaufinger Straße, contudo, nada se compara a oportunidade de percorrer cada uma das bancas dispostas no mercado Viktualienmarkt, que vibra com todas as possibilidades de sabores. Sim, frutas, verduras, queijos, sanduíches, linguiças e cervejas estão aqui, além das cores das flores e dos objetos de decoração. Como uma digna cidade europeia, Munique guarda uma série de museus, desde o Deutsches Museum, o maior museu de tecnologia e ciências naturais do mundo, até o Museu da BMW focado exclusivamente na cultura automobilística, mas também, como uma astuta alemãzinha, a cidade sabe fazer festa, e tem em seu currículo a autêntica Oktoberfest, e nos arredores, o Mercado de Natal de Nuremberg e o Casamento de Landshut.

De Munique é possível acessar um clássico alemão: a Rota Romântica, que recebe este nome em função das belezas que fazem o coração bater mais forte ao longo de 400 km entre as regiões de Würzburg Füssen. O circuito inclui castelos – de verdade -, vilarejos medievais, contornos da arquitetura enxaimel, residências luxuosas e experiências inesquecíveis na passagem por cidades como Augsburg, Bad Mergentheim, Dinkelsbühl, Füssen, Harburg, Nördlingen, Pfaffenwinkel, Rothenburg, Schwangau e Würzburg. Nessa jornada, a partir de Würzburg, a vida sorri diante da Catedral de St. Kilian, a quarta maior igreja romana da Alemanha, que resiste brilhantemente ao lado da Residência de Würzburg, tombada Patrimônio da Unesco, junto de seu jardim real, da praça Residenzplatz e da fortaleza de Marienberg. Antes de ir embora é imperativo experimentar o vinho Bocksbeutel e conhecer em Marienberg, a imensa coleção do entalhador e escultor Tilman Riemenschneider.

Ao longo da Rota Romântica surgirá o Castelo Deutschordenschloss, de Bad Mergentheim, e o centro histórico preservado de Dinkelsbühl, contudo, não dispense a chance de conferir todos os detalhes abrigados em Augsburg, lugar de fontes, obras barrocas e rococó, e endereço de nascimento de Leopold Mozart, pai de Wolfgang Amadeus Mozart. Reconhecida como a cidade dos Mozarts, todo mês de maio, Augsburg recebe o Festival Mozartfest, com apresentação de obras assinadas por pai e filho. Se a música erudita não atrair as crianças, elas podem se reunir diante das peças do Augsburger Puppenkiste, um museu todo dedicado às marionetes. À medida que os quilômetros vão ficando para trás, você terá pela frente o Castelo Hohes Schloss e o Mosteiro St. Mang, em Füssen, até desembocar em Rothenburg ob der Tauber, onde a impressão é de que o tempo parou. E essa é umasensação maravilhosa.

Olhe para os lados, perceba os traços medievais, passe boas horas conhecendo Spitalviertel, um bairro repleto de muralhas, igrejas e arquitetura enxaimel que denunciam sua idade, e deixe o pensamento fluir diante da Igreja de St. Jakobskirche, que ganhou fama em função da imagem de Jesus Cristo esculpida em pedra. Ela é pequenina, mas tem um tesouro atrás do outro, como Siebers Tower, que data de 1385, o Portão de Kobolzell, de 1360, e o Weihnachtsdorf Käthe Wohlfahrt, um mercado de Natal espetacular que ganha o coração de seus visitantes por oferecer os bonequinhos Räuchermännchen, quebra nozes e toalhas festivas.

css.php
You don't have permission to register