Ilhas Gregas
A Grécia é um sonho, na verdade, um dos melhores sonhos que se pode sonhar. Clichê ou não, no desembarque nos arredores de suas famosas ilhas, a sensação é de que o paraíso dos céus desceu à Terra. Cada centímetro dessa imensa maravilha é sempre muito melhor do que o habitava a imaginação. Para começar o espetáculo é imprescindível saber que o território grego acomoda cerca de seis mil ilhas, cobrindo uma extensão litorânea de aproximadamente sete mil quilômetros divididos entre os Mares Egeu e Jônico, o que significa aquela água de azul surpreendente, areia fininha e uma série de descobertas a cada mergulho. Na hora de criar o roteiro, coloque em primeiro plano as escolhas que traduzam um pouco de toda beleza das Ilhas Gregas, o que é fácil, principalmente se você começar pela região das Cíclades, um arquipélago formado por 56 ilhas, dentre elas, Anafi, Delos, Ios, Kimolos, Milos, Mykonos, Naxos, Santorini, Serifos, Donoussa e Koufonissia.
As características deste entorno circulam nos principais cartões-postais e refletem o que está em seu imaginário, incluindo praias paradisíacas de beleza praticamente intocada, além de casinhas brancas, estilo de vida tranquilo e restaurantes com as melhores receitas da gastronomia mediterrânea. As estrelas locais continuam sendo as deslumbrantes Mykonos e Santorini, e naturalmente seduzem os turistas que buscam o glamour das baladas gregas, ou os passeios fenomenais pelo Egeu. Em Mykonos, a badalação noturna regada a Uzo é obrigatória e as melhores boates com som de qualidade estão aqui, assim como, é deliciosa a caminhada por entre os moinhos de ventos e um passeio de iate por essas águas transparentes. Santorini é luxuosa em cada esquina, e no alto verão europeu ela é disputada, justamente pelos encantos que vêm de suas praias – Perissa, Kamari e Akrotiri -, as quais colecionam areia avermelhada ou acinzentada cercadas por encostas tomadas de casinhas brancas e azuis.
Outro atrativo superlativo é o Nea Kalmeni, um vulcão que ganha novos significados durante o pôr do sol, na companhia da sua cara metade. E se for um mergulho no arredor do vulcão tomado de águas azul turquesa? Ainda melhor. Dentro da extensão do arquipélago de Cíclades, Naxos também brilha em função de sua expressiva beleza natural, mas, principalmente, por ela ter sido, de acordo com a mitologia grega, a casa para Zeus, o Deus dos Deuses gregos. Logo, é fácil encontrar alguns sítios arqueológicos, incluindo o Portão de Portara, feito em pedra e o principal atrativo de Naxos, ao lado da ilha Agios Prokopios, que tem aquela praia de azul claro irretocável. No arquipélago Dodecaneso são muitas as possibilidades para tornar a viagem particularmente inesquecível – de Astypalaia a Kastelorizo -, contudo, hospede-se em Rodes, e experimente um destino feito para ser amado. Denominada a quarta maior ilha da Grécia, a região é dona de um centro histórico preservado e charmoso, contornado por uma fortaleza medieva, que lhe rendeu o título de Patrimônio da Humanidade, segundo a Unesco, e também se orgulha de seu Palácio do Grão-Mestre dos Cavaleiros e da Acrópole de Lindos. E ainda há mergulho em Anthony Quinn Bay, Tsambika, Faliraki…
Quando todas direções levam a um tipo de perfeição, o olhar se acostuma a admirar, a sorrir com mais uns dias de estadia neste Olimpo particular. Imaginem a felicidade ao chegar a Creta, a maior ilha grega, que soma uma série de deslumbres de cair o queixo: falésias, água azul turquesa, vilarejos e montanhas. Ao passo em que se aproxima de seu coração, vão surgindo locais como as fantásticas praias Lagoon, Elafonissi e Baloos, as cachoeiras de Rethymno e um universo com rastros históricos na vila Knossos. Creta foi feita para todos os tipos de público, portanto, em família, com os amigos ou em lua de mel, a ilha terá uma atração para você, e quando as opções se esgotarem parta para outras peculiaridades sedutoras, caso das Ilhas Jônicas, que acoplam uma constelação invejável, a exemplo de Zaquintos, Cefalônia e Corfu. Se você é amante da literatura grega, provavelmente, irá se recordar de Cefalônia, na obra Odisseia, como a casa do rei Odisseu. Porém, durante a sua temporada aqui, ela é apenas um exemplar de perfeição, exibindo-se com suas praias Platys Gialos e Makris Gialos, ou suas cavernas de Drogatari, consideradas as mais importantes do país.
Mas se o sonho é visitar um daqueles lugares contornados por falésias, e donos de praias onde há um tom de azul quase indescritível, vá a Zaquintos. Uma ilha com beleza emblemática, famosa por suas Blue Caves – aquelas cavernas acessíveis de canoa, rodeadas de águas azul claro. Para se divertir, a sugestão é experimentar uma autêntica taverna nas ruelas da Vila de Laganas, e para cumprir a lista de passeios obrigatórios inclua a Marathonissi, cujo formato lembra uma tartaruga, e a Praia de Navagio, considerada uma das mais bonitas do mundo e inconfundível em virtude do esqueleto de um navio naufragado. Quando você recordar que é hora de almoçar ou jantar, se farte de frutos do mar, peixes, queijos, frutas secas, azeites e vinhos, no melhor estilo do Mediterrâneo.