Top
Japão Tradicional

Japão Tradicional

Casa para uma das culturas milenares de maior apreço em todo o mundo, o Japão é uma mistura perfeita de convivência entre a tradição e a modernidade

Japão Tradicional

Casa para uma das culturas milenares de maior apreço em todo o mundo, o Japão é uma mistura perfeita de convivência entre a tradição e a modernidade, facilmente visível na caminhada pelas ruas de Tóquio quando o mesmo cenário de arranha-céus divide espaço com templos regados de história. Hoje sinônimo de tecnologia e moda, a capital japonesa reinventa a cultura pop num centro urbano movimentado, e busca paz em seus parques arborizados, onde os moradores locais contrariam o tempo na prática de tai chi chuan. Apesar das telas de neón que brilham em cada esquina, o ponto de maior atração de Tóquio continua sendo o bairro de Harajuku, exportado para o mundo como um centro de inspiração fashion, onde adolescentes e artistas dos mais distintos estilos se encontram para serem vistos e ditarem moda, para além da figura da Hello Kitty.

Sem fugir à tradição, Harajuku também acomoda edifícios de arquitetura moderna, bem como, o Templo Meiji-jingū, o maior templo xintoísta de Tóquio, originalmente dedicado ao Imperador Meiji e à Imperatriz Shobe. Cercado por um lindo bosque, o templo se destaca na paisagem e na história, uma vez que foi totalmente reconstruído com donativos vindos de todo o país, após ter sido bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial. Em Shinjuku – o bairro vizinho – também está a efervescência da capital japonesa, seja na estação de metrô mais movimentada do país, contornada por lojas de eletrônicos, seja numa outra faceta japonesa: a gastronomia. Achar um bom restaurante ou comer pratos de excelente qualidade nas barracas de rua é algo que faz parte deste cotidiano, aliás, não por acaso Tóquio concentra mais estrelas Michelin do que todas as demais cidades do mundo, e a gastronomia japonesa faz parte dos patrimônios tombados pela Unesco.

A viagem é também uma oportunidade para mergulhar nos sabores orientais, abrindo espaço para sushis combinados com frutos do mar, os lámens (sopa de macarrão com carne e legumes), nikumans (pão recheado com carne), sukiyakis (ensopado de carnes e verduras) e takoyakis (bolinho frito de polvo), além dos populares yakitoris (espetinho de frango e miúdos) e os tempuras (legumes empanados). Para conferir as matérias primas antes de serem transformadas em deliciosos pratos, uma boa dica é seguir na direção do Mercado Tsukiji, e na área de Golden Gai, aquele burburinho noturno em um dos milhares de bares alternativos é perfeito para encerrar o dia. As luzes que iluminam a noite japonesa podem até tentar enganar, mas é fato que à luz do dia, o solo japonês tem muito a oferecer, principalmente em locais como Yoyogi-kōen, um parque para piqueniques, festivais e atividades ao ar livre. Aliás, durante a primavera, as cerejeiras espalhadas pelas ruas e parques configuram um espetáculo particular.

A fim de ter uma experiência japonesa completa, o roteiro deve seguir na direção de Quioto, a pouco mais de 450 quilômetro de distância de Tóquio, para encontrar a cidade considerada o coração espiritual do Japão. O apelido é fácil de compreender, uma vez que nestes arredores existem mais de dois mil templos e santuários, com destaque supremo para o Kinkaku-ji, o Pavilhão Dourado, um templo construído em 1397 e recoberto por teto folheado a ouro, e para o Fushimi Inari-Taisha, um dos mais importantes santuários de Quioto, que se tornou celebrado em toda a região em função dos portões toriis vermelhos, um seguido do outro, na companhia de uma montanha. A atmosfera deste contorno naturalmente desperta o interesse pelo passado japonês, e isso inclui as misteriosas gueixas, personagens principais de Gion, bairro dominado também pela presença das casas de chás típicas do século 17.

Entre as vias imperdíveis de Gion somam-se Shinmonzen-dōri e Furumonzen-dōri, adornadas com casas tradicionais e lojas, e a Shimbashi, considerada uma das mais bonitas da cidade, principalmente durante a temporada das cerejeiras. A passagem por Quioto se completa com outras paradas especiais, a primeira delas no Ginkaku-ji, um templo suntuoso que data do século 15, e depois o Mercado Nishiki que dá uma pitada de todos os sabores da cidade, incluindo restaurantes populares e com estrela Michelin, cafés, bares para o fim de noite e jardins com aquele primor japonês. Cerca de 100 quilômetros a partir de Tóquio, está Hakone, a cidade que acomoda o emblemático Monte Fuji, e numa viagem um pouco mais longa o encontro é com as medievais Takayama e Shirakawago.

css.php
You don't have permission to register