Mergulho em Seychelles
Elas ganharam todos os holofotes do mundo quando serviram de pano de fundo para um romance da realeza. Em pouco tempo, turistas do mundo inteiro se renderam à beleza hipnotizante das ilhas que compõem o arquipélago de Seychelles, localizado no oceano Índico, projetando ali, a realização de um grande sonho de viagem. Se você faz parte desta parcela de sonhadores, vale salientar que apesar do mar ser o personagem central desta história – aprazível em 115 ilhas – este pedaço de paraíso foi desenhado para agradar diferentes públicos, e então há encantos para casais enamorados, turmas em viagem com amigos e, até mesmo, famílias que curtem vivenciar a natureza em seu extremo de beleza. Como um típico destino de muito requinte, as ilhas de Seychelles colecionam resorts e hotéis que têm quase todas as estrelas do céu para entreter e conquistar seus hóspedes, e isto permite que eles ofereçam kids club de alta qualidade, atividades nas piscinas, espetáculos de circo e teatro, além de oficinas de teatro e culinária, e caça ao tesouro nos arredores dos empreendimentos.
Donas de um azul cristalino vibrante e atraente para todos os olhos, as ilhas são deleite do início do dia até o fim da noite, como por exemplo, em Victoria, a capital do arquipélago, localizada na Ilha Mahé. Aqui é lugar para caminhar sem pressa, enquanto se observa cada detalhe desta antiga vila de pescadores, o que inclui certamente, areia branquinha sob os pés e a imponência da natureza, quando bem tratada. As vertentes da sustentabilidade são assunto sério por aqui, e transformam-se em um agradável passeio de barco no Parque Nacional Marinho de St. Anne, ideal para contemplar os animais da fauna local. E como é impossível declinar daquele que, provavelmente, será o melhor banho de mar de sua vida, aproveite uma das 65 praias – de preferência Beau Vallon e Anse Forbans – para colocar o bronze em dia, fazer castelinhos de areia e desfrutar do prazer de contemplar o paraíso. Mahé é a principal ilha de Seychelles, e de certa forma, apresenta uma combinação dos melhores adjetivos do arquipélago, como no Mercado Municipal Sir Selwyn Selwyn- Clark Market, onde desfruta-se de ótimas especiarias produzidas aqui, a exemplo da canela, do curry e da baunilha.
Aliás, quando o assunto é gastronomia, Seychelles invoca suas raízes coloniais – inglesa, francesa e creole – para sugerir cardápios de personalidade, o que resulta em pratos deliciosos à base de seus ingredientes mais típicos, caso dos peixes, frutos do mar, coco, vegetais e pimentas. E, definitivamente, comer uma lagosta ou um polvo bem grelhado observando o vaivém deste mar, muda tudo. É uma história com final feliz, certamente. Na Ilha de Praslin há inúmeras opções de restaurantes e resorts, contudo, para entretenimento de adultos e turistas pequeninos, nada mais envolvente dos que experiências como um banho de cachoeira ou nas praias Anse Lazio e Anse Georgette. Contudo, Praslin também é endereço para a Reserva Natural de Vallé du Mai que tem entre suas responsabilidades proteger a coco de mer, semente de palmeira que é considerada a maior do mundo vegetal, mas também, abre espaço para caminhadas em trilhas demarcadas e para observação do Papagaio Negro.
Neste universo surpreendente, o Atol de Aldabra, repleto de recifes de corais, é mais um encanto e a chance perfeita para se esbaldar com o nado de tartarugas-marinhas, e aqui é lar para mais de 100 mil delas. A fim de que você experimente mais êxtase, a Ilha La Digue lhe apresenta suas rochas de granito, cúmplices de um mergulho em locais como Anse Source d’Argent, onde você descobre o universo mágico de corais e peixes coloridos. Ainda na proximidade das águas do mar, em La Digue, uma trilha de aproximadamente 30 minutos leva às praias de Grand Anse, Petit Anse e Anse Coco, e os amantes do mergulho têm hora marcada em Île Cocos, um parque marinho espetacular para prática de snorkelling. Originalmente descoberta por Vasco da Gama, em 1502, Seychelles é literalmente uma caixa de surpresas, e desta forma, a cada novo desembarque por aqui, prepare-se para descobrir novos tesouros.